Saiba mais sobre as normas para uso de caçambas
Em uma construção ou reforma é comum a necessidade da locação de caçambas, para a retirada de resíduos que se acumulam. Normalmente, o pedido é solicitado para uma empresa especializada e licenciada e a mesma entrega o item e, em um período médio de cinco dias, o retira.
No entanto, há normas a serem seguidas para que a sua utilização não seja irregular. As regras são elaboradas pelo Comitê Brasileiro de Implementos Rodoviários e baseadas na norma ABNT NBR 14.728/2005.
Como seguir as normas na prática
Quando a quantidade de resíduos ultrapassa 50 quilos, o uso da caçamba é imprescindível. Solicitado o serviço, a sua colocação precisa seguir as leis de trânsito. De maneira geral, ela deve ser colocada em áreas de estacionamento, pista de rolagem (rua) ou na calçada, com a autorização da Secretaria de Trânsito.
Em relação aos materiais liberados para serem depositados nas caçambas, é preciso muita atenção, pois não é permitido descartar lixos orgânicos e domésticos. O transporte e o destino final dos resíduos nas caçambas são de responsabilidade total da empresa que presta o serviço.
Outro fator de importância é não ultrapassar a quantidade máxima de material suportado, deixando cerca de 10 centímetros de borda entre a superfície da caçamba e os entulhos, para que o transporte seja realizado de forma segura.
Seguir as normas da locação de caçambas vai além de evitar multas e demais incômodos, atingindo as questões ambientais da atualidade. Isso porque a regulamentação foi formulada com o objetivo de impedir qualquer dano ao meio ambiente.
Por isso, a Ecodetritos pode te auxiliar positivamente em sua obra, pois é cadastrada no Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA). Clique aqui para realizar orçamento.