Conheça a classificação de resíduos da construção civil e suas características
Os Resíduos da Construção Civil (RCC) são “aqueles gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis”, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010). Estima-se que o Brasil gere 84 milhões de metros cúbicos desses resíduos por ano.
A classificação dos Resíduos da Construção Civil
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabelece as diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Dessa maneira, por meio da Resolução nº 307/2002, artigo 3º, estabeleceu a classificação e características dos RCC, da seguinte forma:
I – Classe A – são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis, tais como: a) de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem; b) de construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto; c) de processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios etc.) produzidas nos canteiros de obras;
II – Classe B – são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras e outros;
III – Classe C – são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem/recuperação, tais como os produtos oriundos do gesso;
IV – Classe D – são os resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como: tintas, solventes, óleos e outros, ou aqueles contaminados oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros.
Portanto, ao conhecer a distinção dos RCC fica mais simples de fazer a triagem e separação desses resíduos nos locais de geração, como também acondicionar e manejar adequadamente cada um deles nos canteiros de obras e, posteriormente, o descarte.
A Ecodetritos pode te auxiliar positivamente em sua obra, pois é cadastrada no Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA). Clique aqui para realizar orçamento.