Para onde vai o entulho descartado?
Se você está pensando em contratar uma empresa especializada na coleta e transporte de resíduos é porque sabe a importância e a necessidade de fazer a separação dos entulhos. Afinal, o descarte inadequado pode causar diversos problemas ambientais, econômicos e sociais.
Por exemplo, o acúmulo de resíduos em áreas urbanas pode causar enchentes, proliferação de doenças e prejudicar a qualidade do ar. E esses são apenas alguns dos graves problemas gerados pelo descarte irregular de entulhos e resíduos.
E, apesar de todos os avanços em tecnologia e políticas ambientais, você sabia que mais de 80% dos municípios brasileiros não tratam de forma adequada o entulho gerado pela construção civil? É um número realmente alarmante, pois todos os anos, o Brasil descarta cem milhões de toneladas de entulho.
A primeira etapa do descarte correto
Para descartar resíduos derivados da construção civil, tanto pessoas físicas como jurídicas, devem fazer isso por meio da contratação de caçambas, é nelas que deverão ser depositados os entulhos. Isso é regulamentado pela resolução nº 307/2002 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
É nessa resolução, inclusive, que estão descritas as quatro classes de rejeitos – elas são importantes, pois, na hora de contratar uma empresa fornecedora você saberá informar quais os tipos de materiais que deverão ser coletados, o que, consequentemente, vai colaborar para maior segurança e, muitas vezes, também redução de custos.
Portanto, é importante destacar que nem todo tipo de resíduo pode ser descartado em caçambas, exemplo, lixos orgânicos e móveis. Entulhos de construção civil, como tijolos, telhas, concreto, madeira e metais, são os principais materiais que podem ser depositados em caçambas estacionárias. Entretanto, é necessário verificar com a empresa responsável pela coleta se há alguma restrição quanto à quantidade e ao tipo de material que pode ser descartado.
E, por falar em empresa, uma garantia importante, para você que irá contratar esse serviço saber se o seu resíduo terá a destinação correta, é verificar se ela é cadastrada junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) da cidade.
A segunda etapa do descarte correto
Quando a primeira etapa foi vencida, ou seja, você contratou uma empresa ambientalmente responsável para realizar o trabalho de coleta e transporte dos entulhos, vem a segunda etapa: a mesma precisa fazer o descarte de forma adequada. Mas, para onde vai todo o entulho recolhido?
Cada cidade tem lugares autorizados para receber esses dejetos, são usinas de reciclagem, que funcionam em uma parceria público-privada. Nesses locais, os entulhos são selecionados, tratados e armazenados de acordo com cada classificação. Depois disso passam pela reciclagem, ou seja, podem virar areia ou pedra e voltar a ser usados em obras: podem ser base para asfalto, manutenção de estradas rurais, na construção de praças, jardins e parques. Além do fator ambiental de reutilização de material, essa reciclagem reduz os custos das próprias obras.
A Ecodetritos tem licença e certificados que comprovam a sua aptidão para transportar todas as classes de materiais, desde os resíduos comuns até os resíduos perigosos, provenientes da construção civil ou indústria. Entre em contato e faça um orçamento com a gente!